Biblioteca Virtual

A leitura na era Digital

 

Antes de falarmos o que é uma biblioteca digital, vamos mostrar como a tecnologia mudou a forma como lemos.

Ler continua sendo a principal ação para se adquirir conhecimento. Para professores e educadores, então, ler é questão de sobrevivência profissional.

O problema é que, na era digital, os livros físicos estão sendo deixados de lado — e não a leitura, veja a diferença. Ir a uma biblioteca, buscar obras nas prateleiras ou ter que esperar alguém devolver o livro para lê-lo são hábitos cada vez mais raros.

Ao invés disso, as pesquisas são realizadas nos sites de buscas, em blogs especializados e em fóruns de discussão na internet, por exemplo.

Os livros são obtidos por meio de downloads, trechos são filtrados a partir de palavras-chave, coleções, obras raras e lançamentos são acessados em bibliotecas virtuais. Pois é, a era da informação e tecnologia mudou completamente a forma como se busca informação e conhecimento.

Sendo assim, se abrir para as transformações da era digital e incluir essas novas tecnologias em sala de aula é de fundamental importância para atrair a atenção dos alunos e para estimulá-los ao hábito da leitura.

 

O que é uma Biblioteca Virtual?

As bibliotecas virtuais são ótimos exemplos de como a tecnologia está mudando os hábitos de leitura.

Elas se diferem das demais formas de bibliotecas em vários fatores e seu acervo virtual só existe no formato digital, podendo ser armazenado em diferentes memórias eletrônicas e acessado a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Esse modelo de biblioteca possui conteúdos dirigidos, filtrados e confiáveis, já que a maioria delas está vinculada às instituições de ensino, educação ou produção de conhecimento.

E, o melhor: não há limite de empréstimo, tempo de espera ou multas por atraso, como acontece nas bibliotecas físicas.

Elas possibilitam o contato com obras de todas as áreas, publicadas em qualquer lugar do mundo e em diferentes línguas. Além do mais, existem em um ambiente com o qual os jovens já estão bastante familiarizados: o mundo virtual.

Por não possuir livros na forma convencional, os títulos podem ser acessados em locais específicos e de forma remota, por meio de um computador, tablet ou smartphone.

 

As plataformas de leitura digital

Indo além da proposta original, algumas bibliotecas virtuais funcionam também como plataformas de leitura digital, que são mais que depósitos virtuais de livros.

Assecem:


A Fundação Biblioteca Nacional oferece aos seus usuários a HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA, portal de periódicos nacionais que proporciona ampla consulta, pela internet, ao seu acervo de periódicos – jornais, revistas, anuários, boletins etc.


 

O Ibict desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.


 

 

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) tem por objetivo reunir, em um só portal de busca, as teses e dissertações defendidas em todo o País e por brasileiros no exterior.

 

 

 

A Comutação Bibliográfica (COMUT) é um programa que permite a qualquer pessoa solicitar e receber, por intermédio de uma pessoa solicitar e receber, cópias de artigos publicados em periódos técnico-cientificos.

 

 

 

 

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), õrgao nacional de infomação, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realiza estudos no campo da cinência da informação e temas relacionados.

 

 



O Portal RCAAP tem como objetivo a recolha, agregação e indexação dos conteudos cientificos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositorios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D.


 

A Scientific Eletronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periodicos cientificos brasileiros.

 

 

 

Biblioteca Nacional (Brasil)

 

 

 

 

Biblioteca Digital Mundial (World Digital Library)